Não é de um dia para outro que se desenvolve uma grande escola. Instituições de excelência são resultado de longas jornadas. Elas precisam de alicerces, pilares sustentáveis, estrutura. E isso só vem com otimismo, criatividade, persistência, carinho e, sobretudo, com o tempo.
O Colégio Stocco tem carregado esses atributos ao longo de suas mais de seis décadas de tradição na formação de crianças e adolescentes. Sua história tem início em Cordeirópolis, onde nasceu uma menina que sonhava em ser professora…
NOSSA HISTÓRIA
Alzira Stocco de Camargo Neves era a terceira de dez irmãos. Após terminar o primário em sua cidade natal, mudou-se para Viradouro e concluiu a 4ª série em 1930. Dos 10 aos 15 anos, ficou sem estudar por falta de recursos. Mas então aconteceu um milagre: premiado na loteria, seu pai conseguiu encontrar meios para permitir que ela continuasse os estudos.
Casada, Alzira foi morar em Santo André e formou-se na escola que faria dela uma professora. De 1947 a 1978, lecionou no Grupo Escolar Gabriel Oscar de Azevedo Antunes, onde também viria a se aposentar.
Em 1954, a filha de Alzira, Sandra, então com 10 anos de idade, precisava do Curso de Admissão para ingressar no Instituto de Educação Dr. Américo Brasiliense. Naqueles idos, a Admissão tinha o mesmo peso dos atuais cursos pré-vestibulares, devido à enorme concorrência enfrentada pelos estudantes que se dispunham a entrar no ginásio.
Foi assim que surgiu a ideia do Colégio Stocco. O sucesso da primeira turma de Admissão comandada por Alzira, cujos educandos alcançaram os primeiros lugares na lista de aprovados, atraiu a atenção das mães, que se perguntavam quem os havia ensinado.
Após uma lei que passava os jovens da 4ª para a 5ª série automaticamente, os pais incentivaram os dirigentes do Stocco a disponibilizar o ensino da 1ª à 8ª série.
À época, Alzira morava no Bairro Jardim e já havia comprado uma casinha no local onde hoje fica a arquibancada do Colégio Stocco. Era nela que as aulas se realizavam no começo, antes de as salas ficarem pequenas demais para a quantidade de crianças recebida pela escola.
Essa é a história do Colégio Stocco. Seu êxito se deve às vitórias conquistadas pelos estudantes daquele longínquo Curso de Admissão.