Matriz curricular
O curso do Ensino Médio apresenta uma proposta de ensino capaz de dar sequência à formação de nível básico dos estudantes e completá-la. Uma formação humanista integral que estrutura o projeto pedagógico do Colégio Stocco. Essa perspectiva se traduz nas escolhas pedagógicas do currículo, na forma como os conteúdos são abordados, na problematização dos eixos temáticos e nas relações estabelecidas entre a teoria e a realidade.
Na organização da matriz curricular, além da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), buscamos dialogar com os interesses de quem aprende, por meio de práticas pedagógicas integradoras que permitam ao estudante manejar situações de grande complexidade, seja no contexto escolar, seja em outros âmbitos da vida, tendo em vista o momento presente e seu futuro. Também consideramos a Agenda 2030 da ONU, um conjunto de objetivos e metas universais que buscam soluções para desafios globais nos campos econômico, social e ambiental.
A estrutura curricular do Ensino Médio é composta por quatro grupos de atividades, todas oferecidas com intenção de formação e de ampliação de repertório: formação geral básica (obrigatórias para todos), itinerários formativos (necessariamente escolhidas dentre algumas opções), optativas (livres, sem obrigatoriedade) e eventos.
Formação Geral Básica
- Biologia
- Filosofia e Sociologia
- Física
- Geografia
- História
- Produção de Texto
- Análise Linguística
- Literatura
- Matemática
- Química
- Projeto de Vida
- Global Perspective (Cambridge)
- Design and Technology (Cambridge)
- Portuguese Language (Cambridge)
- Language and Literature (Cambridge)
Itinerários Formativos
(CURRÍCULO FLEXÍVEL)
Os itinerários formativos constituem o conjunto de disciplinas oferecidas no currículo flexível que os estudantes poderão escolher no Ensino Médio para compor seus estudos.
Os itinerários formativos possibilitam a construção de um currículo diferenciado, ampliado e único. Com eles, as escolhas e o protagonismo dos estudantes são valorizados, bem como seus interesses diversos. É um processo de formação importante de autoconhecimento, em que os jovens vão, ao longo dessa etapa final, exercitar escolhas, identificando suas preferências pessoais e acadêmicas.
Desse modo, os componentes curriculares oferecidos no formato de itinerários formativos permitem que os estudantes sejam autores e protagonistas de sua própria trajetória escolar, levando em conta suas múltiplas habilidades, seus interesses e seus projetos de vida.
Optativas
São oferecidos cursos, oficinas e atividades livres em que os estudantes podem se inscrever de acordo com seus interesses e suas habilidades. Em muitos deles, os agrupamentos não são definidos pela série dos inscritos, o que permite maior integração entre os adolescentes.
- Encontros de estudo para o Fórum de Simulação da ONU
- Participação em Olimpíadas de História, Robótica, Física, Química, Neurociência e Matemática
- Oficina de Teatro
- Espanhol
- Ação Social – participação voluntária em projetos de solidariedade e promoção humana: mediação de leitura para crianças em creches públicas, construção de moradia, conversa com pacientes e acompanhantes em hospitais públicos e inclusão digital de pessoas da terceira idade