Currículo e Metodologia

Matriz curricular

Base Comum Nacional
Linguagem: Língua Portuguesa; Produção de Texto; Educação Física; Arte.
Matemática: Matemática.
Ciências da Natureza: Ciências.
Ciências Humanas (com Africanidades): História; Geografia.

Parte Diversificada
Línguas Estrangeiras Modernas: Inglês e Espanhol;
Desenho Geométrico; Musicalização; Projeto de Vida.

Componentes do Currículo Internacional – Cambridge
ICT (Information and Communications Technology); Art & Design; Digital Literacy.

Temas Transversais
Meio Ambiente, Educação Financeira, Saúde, Pluralidade Cultural e Ética.

Currículo e Metodologia do Ensino Fundamental

Processo avaliativo

Para o Stocco, a avaliação deve ser sempre formativa, sendo parte reflexiva e integrante do processo de aprendizagem, que por sua vez visa, acima de tudo, ajudar o estudante a aprender melhor. Sua concretização se dá por meio de avaliação somativa, que se utiliza de instrumentos formais, como provas escritas, elaboração de projetos, apresentação de seminários, exposição de pesquisas e trabalhos em grupo. A avaliação é centrada no estudante, e não somente nos resultados e em sua performance.

Todo o processo visa priorizar os aspectos qualitativos sobre os quantitativos. A cada fechamento de ciclo, é realizado um conselho de classe para corrigir possíveis distorções. Sua regulamentação está descrita no Regimento Escolar e no Plano Escolar Anual.

Médias e recuperações

A chamada média trimestral corresponde à síntese das três instâncias de avaliação descritas. São três os trimestres letivos, e cada estudante recebe em sua média uma ponderação para cálculo da média anual. Caso ela esteja abaixo da exigida para aprovação (6 pontos inteiros), o estudante terá de passar pela recuperação contínua, que se dá através de aulas de apoio, estudos dirigidos e diversificação de estratégias pedagógicas. Findo o processo, é aplicada uma Prova de Recuperação Contínua por componente curricular. As notas serão integradas à média trimestral desde que sejam superiores às obtidas no conjunto das Provas Parciais e Verificação Integrada. Enfim, a média anual é auferida da média ponderada dos três trimestres: a do primeiro terá peso 1, a do segundo peso 2 e a do terceiro peso 3.

Metodologia de ensino

No Colégio Stocco, o estudante é levado a construir seu conhecimento a partir dos espaços que frequenta, dos materiais que utiliza, das aulas a que assiste, dos projetos que desenvolve e de que participa e dos trabalhos que realiza em grupo, o que lhe permite desenvolver uma visão de mundo ampla e diversificada. O resultado do ensino é apresentado em reuniões com as famílias ou ainda em exposições artísticas dentro da escola. Nosso currículo se estrutura por projetos, sequências didáticas, atividades permanentes e pontuais, formando um repertório e um histórico escolar rico e consistente. Privilegiam-se a compreensão e o aprofundamento. Já a memorização tem papel instrumental de apoio à aprendizagem, não se confundindo nunca com suas finalidades. A matriz curricular é enriquecida pelo setor cultural e esportivo, que oferece atividades complementares diversificadas: oficinas culturais e artísticas, fóruns de debate, torneios e eventos de valorização do esporte, da arte e da cultura.

Ensino Fundamental

Saiba mais sobre o Ensino Fundamental no Stocco

Política de Privacidade | © 2024 Colégio Stocco - Todos os direitos reservados
×