A importância de contar histórias e ler para as crianças

24/maio/2021

O momento da leitura com crianças propicia várias oportunidades de desenvolvimento e amplia as possibilidades de apropriação das diferentes utilizações da linguagem. Nossa Diretora Geral Jozi Stocco, trouxe algumas orientações e estratégias, de modo que o momento da leitura se torne mais atrativo, amplie a vivência da leitura e gere impactos positivos no desenvolvimento das crianças.

A linguagem escrita em diferentes contextos

A língua é um fenômeno cultural, histórico, social, heterogêneo e sensível aos diferentes contextos e, por esta razão, é importante que desde pequenas as crianças se apropriem da linguagem escrita e vivenciem os múltiplos usos que se pode fazer dela. Elas têm competência, inteligência, são ávidas para aprender e muito curiosas. Assim, as propostas de leitura precisam acontecer a partir desta perspectiva e também da importância do uso da linguagem oral e escrita não ficar circunscrita ao espaço escolar.

A importância da leitura para crianças

Sabemos que ler, escutar e ter contato com textos escritos contribui, e muito, com o desenvolvimento da expressão de ideias e sentimentos e também o compartilhamento de informações e apropriação destas ao longo da vida.

É na infância que as crianças, aos poucos, percebem onde a língua pode nos levar. Todavia, enquanto elas não leem, nós adultos precisamos fazer isso para ela e por ela para desenvolverem a atenção, a concentração, o vocabulário, a memória e o raciocínio. Além disso, enquanto lemos para elas, conseguimos estimular a imaginação e a criatividade.

A importância de contar histórias e ler para as crianças

Ampliando a visão de mundo da criança

A importância de contar histórias e ler para as crianças

No mundo atual, em que precisamos de pessoas cada vez mais empáticas, os textos podem contribuir também para o desenvolvimento dessa habilidade, pois enquanto escutam, podem se colocar no lugar dos personagens e experimentar inúmeras sensações, uma vez que são expostas a uma variedade linguística, aos contextos e culturas que o autor expõe.

As experiências das crianças se ampliam conforme as vivências que os adultos lhes oportunizam e a leitura de livros, feitos para esse público que aos poucos se constituirá leitor, é uma das mais relevantes experiências que podemos proporcionar a elas.

Como estimular a leitura?

Para estes momentos, vale a pena observar algumas dicas importantes antes da escolha da literatura a fim de que realmente as práticas sejam de interesse e motivação para as crianças, assim como algumas ações que nós, adultos, podemos adotar:

  • Escolher conteúdo adequado para as diferentes faixas etárias.
  • Explorar os fatos abordados no texto.
  • Verificar quem são os autores que escreveram a história.
  • Dependendo da idade da criança, fazer perguntas essenciais para despertar a reflexão sobre a obra.

Importante destacar que quando mencionamos sobre a faixa etária, isso funciona como um guia para as famílias sobre “qual é o livro indicado para os filhos e filhas” e, no que diz respeito aos professores, quais as propostas de leitura que eles podem elaborar, com objetivos pedagógicos a serem alcançados. Não pretendemos “encaixar” as crianças numa literatura ou outra, mas sim propormos que os adultos, ao adquirirem livros para elas, reflitam sobre a qualidade do texto, qual o assunto abordado e sua pertinência à faixa etária, entre outras questões.

A jornada da leitura para as crianças pequenas precisa ser instigante e divertida, “com gostinho de quero mais” ao fim de cada história que lemos para elas. É na fase da Educação Infantil que muitos hábitos são adquiridos, e o interesse pela leitura e o amor pelos livros pode ser um deles.

As contribuições da leitura na infância

A importância de contar histórias e ler para as crianças

Inúmeras pesquisas deixam evidente as contribuições da leitura feita para elas pelos adultos. Uma destas pesquisas, das pesquisadoras Ana Teberosky e Angélica Sepúlveda da Universidade de Barcelona na Espanha, aborda sobre as aprendizagens que as crianças podem adquirir a partir da leitura de textos de literatura infantil. Elas analisaram as respostas à leitura em voz alta para crianças, quais suas contribuições, os livros escolhidos e as maneiras como esses adultos que participaram da pesquisa liam para as crianças. As autoras discutem que a linguagem do adulto passa a ser um modelo a ser imitado futuramente pelas crianças, e são eles que podem ampliar o modo como as crianças se expressam. Elas aprendem escutando e participando “de situações comunicativas significativas” e ao “ter oportunidades frequentes de usar e (re)produzir linguagem.”

Construindo o hábito da leitura no dia a dia

É imprescindível, por todos os benefícios mencionados, que a leitura faça parte da rotina da criança na educação infantil e, por esta razão, aproveitamos para dar algumas orientações para este momento, que pode acontecer a qualquer instante do dia, inclusive quando chegar a hora de ir para a cama:

  • Ler pequenos trechos, diariamente, de um livro que ela escolheu ou que você tenha escolhido, para fortalecer o hábito, como se fossem capítulos, instigando para “o que será que vai acontecer?”
  • Perguntar sobre os nomes das figuras e, se a criança ainda não tiver a pronúncia correta, falar em voz alta para que ela aprenda. Evitar o uso de diminutivos, pois os nomes no grau normal (sem diminutivos ou aumentativos), podem ser mais fáceis de serem pronunciados.
  • Ao ler uma palavra que representa um sentimento, procure utilizar expressões e gestos condizentes, a fim de possibilitar associações por parte de quem está escutando.
  • Mudar o tom de voz de acordo com o que a narrativa sugere. Exemplo: “A menina sussurrou…”: utilizar um tom mais baixo do que aquele que estava sendo empregado.
  • Imitar sons (se souber).
  • Deixar que a criança manipule os livros.
  • Fazer perguntas e valorizá-las.
  • Se a criança estiver na fase de alfabetização, é importante receber incentivo para ler pequenos trechos ou continuar a leitura de onde você parou.
  • Oferecer livros de diferentes autores para proporcionar leitura de estilos variados e, aos poucos, perceber o que agrada mais a criança.
  • Perguntar se ela quer ser um personagem do livro e, se ela concordar, utilizar o nome dela para substituir o da personagem que escolheu.
A importância de contar histórias e ler para as crianças

Essas são apenas algumas orientações e nada impede que o adulto leitor utilize outras. O mais importante é aproveitar cada oportunidade para apresentar a literatura para quem está aprendendo que a leitura é uma ponte para um mundo de possibilidades.

Jozimeire Angélica Stocco de Camargo Neves da Silva

Diretora Pedagógica Educação Infantil e Diretora Geral

Pós-Doutorado e Doutorado em Educação. PUC/SP

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