Colégio Stocco em tempo integral
16/mar/2020
Na busca de um atendimento mais intenso aos estudantes, nosso colégio implementou o período integral há alguns anos e desde então colabora com as famílias que precisam deixar os filhos conosco além do período regular de estudos.
No entanto, algumas nos questionam se o tempo prolongado fora de casa e do círculo familiar é demasiado, se não vale mais a pena uma babá em casa ou deixá-los alguns dias com os avós no período contrário às aulas…
E quando eles estão maiores, outros pensamentos sobrevêm, tais como: “Não será hora de delegar mais responsabilidade e deixá-los em casa com mais autonomia para que dêem conta sozinhos das tarefas de casa e estudo diário? ”
Diante de algumas questões como essas podemos afirmar que nossos estudantes do integral são muito felizes, pois têm vínculo de pertencimento que se estabelece a partir das relações com a equipe docente e gestora e também com os espaços saudáveis e cooperativos de aprendizagem, além de serem atendidos frente às necessidades relacionadas à formação acadêmica e humanística. Eles demonstram o bem-estar causado pela segurança e carinho pelo qual são acolhidos.
Como é a vivência e interação dos estudantes no período integral?
Os dias no integral são bastante valiosos e o amadurecimento e a autonomia são atingidos mais facilmente por meio das propostas que vão além dos estudos diários e preparo para as provas. Cada estudante tem a rotina organizada para usufruir também das Oficinas Culturais e Esportivas, dos projetos e das saídas pedagógicas, de maneira que o conhecimento é ampliado paulatinamente. A interação e a convivência com os outros da mesma idade também são fortalecidas e os valores que nos ajudam a coexistir se consolidam como sendo marcas inerentes ao caráter, tais como o respeito, a colaboratividade e a amizade.
As atividades são conduzidas por educadores habilitados e bastante preparados para lidar com situações inerentes à infância e à adolescência. Os grupos são formados por alunos de idades próximas.
E qual a abordagem desenvolvida na Educação Infantil e no Ensino Fundamental?
Na Educação Infantil eles têm a possibilidade de vivenciar situações lúdicas especialmente elaboradas para quem fica o dia inteiro na escola, usufruindo mais intensamente o imenso espaço verde do Stoquinho.
No Ensino Fundamental os alunos são preparados para as avaliações e realização das tarefas de casa e propostas de aprofundamento de conteúdos e têm oportunidades de participar de projetos pedagógicos específicos para quem frequenta esse período.
Em época de provas professores convidados atuam com os estudantes do Ensino Funda-mental II e aplicam exercícios de aprofundamento de estudo para melhor aprendizagem. A Orientação Educacional propõe vários programas especiais que contribuem para potencializar as habilidades de cada um e reflexão sobre a elaboração do projeto de vida.
Além das atividades de suporte pedagógico, todos são envolvidos em propostas para ampliar o repertório cultural e com as diversas áreas do conhecimento.
Há momentos exclusivos e diferenciados de festividades. Esses são realizados ao longo dos semestres e por meio deles se oportuniza novas aprendizagens que extrapolam os muros da escola. A maior parte dessas saídas são realizadas sem custos adicionais em decorrência do uso de transporte próprio do Colégio.
Alimentação acompanhada por especialistas
No que diz respeito à alimentação, os funcionários do Stoquinho, recentemente, receberam formação em três módulos pelo SENAC e acompanhamento permanente de nutricionista. Reformas estruturais foram realizadas e equipamentos de ponta adquiridos pelo Colégio, a fim de aumentar ainda mais a produtividade e variedade do cardápio ofertado e na Unidade 3 a cantina fornece os alimentos, todos eles preparados em suas próprias dependências, proporcionando alto padrão de qualidade.
Na Educação Infantil e no primeiro e segundo anos do Ensino Fundamental são servidas diariamente quatro refeições: lanche da manhã, almoço, lanche da tarde e pré-jantar. Na Unidade 3 onde os estudantes do 3º ao 9º ano do Ensino Fundamental estão alocados, são fornecidos o almoço completo e o lanche nos intervalos.
Importante destacar que o nosso trabalho está à disposição para realizarmos de maneira comprometida a formação dos indivíduos que estão sob a nossa responsabilidade. Cada uma de nossas ações é parte integrante da proposta educacional, com a organização e harmonia necessárias para que crianças e jovens usufruam de todas as oportunidades que podemos lhes oferecer.
Esse engajamento e o cuidado que temos com cada um, desperta neles o que têm de melhor.