Iniciação dos filhos na vida escolar

24/mar/2018

As sutilezas da adaptação infantil à escola

A iniciação dos filhos na vida escolar é um dos momentos que gera as maiores expectativas nas famílias. 

A adaptação é encarada como um período de múltiplos sentimentos, independentemente da idade da criança. Os primeiros dias podem não ser fáceis, pois receio, preocupações e insegurança tomam conta de sua mente. Cabe aos pais passar confiança e instruções da forma mais natural e firme possível.
Ensino e trabalhos desenvolvidos na educação infantil

A escola ideal é aquela que seu coração escolhe e também a que corresponde ao que você idealiza para a formação do seu filho. Tenha em mente o que considera importante para ele, de acordo com a idade correspondente. Além disso, pense nos fatores que podem deixá-lo mais seguro e tranquilo, especialmente nessa fase.

Cada escola tem seu ritmo. Cada família tem seu ritmo. Ambas precisam se conhecer e se identificar. O Stoquinho faz entrevistas com as famílias para conseguir compreender um pouco mais os hábitos e perfis das crianças e as expectativas em relação ao trabalho que será desenvolvido no decorrer do ano letivo.

Dicas importantes para uma boa adaptação da criança à nova escola.

É importante lembrar que seu filho está chegando a um espaço desconhecido, em que os vínculos ainda serão formados. Portanto, paciência e carinho são fundamentais, assim como as seguintes atitudes:

• Evite que a criança falte à escola. Ir diariamente colaborará para a formação do hábito.
• Não ceda aos choros e à resistência. Insista para que ela fique e permaneça na escola. Isso contribuirá para a formação do vínculo e para a aquisição de segurança por parte dela.
• Quando se ausentar do espaço escolar, avise-a de que sairá por um instante, mas retornará. Sumir do campo visual gera insegurança.
• Mantenha uma postura firme e convicta. Transmita confiança. Não demonstre medo, preocupação e não chore na frente da criança, pois ela poderá entender que há algo errado naquela situação e apresentar resistência para permanecer e se adaptar ao local.
• Se a criança resistir a permanecer no ambiente escolar e não houver ninguém da família por perto, é importante que a instituição compartilhe o que está acontecendo. Sinceridade sempre!
• Confiança na relação entre família e escola é algo a ser construído diariamente.
• Demonstre interesse pelas propostas realizadas na escola, participe das reuniões, questione o que for preciso e, sobretudo, confie em sua intuição e na equipe do Stoquinho.

Desejo boa sorte a todos nesta etapa e que as crianças sejam felizes nesse espaço de aprender e conviver chamado ESCOLA.

Professora Dra. Jozimeire Angélica Stocco de C. N. da Silva
Diretora-Geral das Unidades 1, 2 e 3

Veja mais postagens

Política de Privacidade | © 2024 Colégio Stocco - Todos os direitos reservados
×