Saiba mais sobre a internacionalização do currículo do Stocco em parceria com Cambridge Assessment International Education – Parte 1
09/dez/2020
Entenda a proposta do Colégio Stocco em se tornar CAMBRIDGE International School, o motivo pelo qual escolhemos a Cambridge University como parceiro de internacionalização do nosso currículo e porque não será apenas diferente, mas muito mais completo do que um centro preparatório de exames.
Nos dias atuais, muitas são as nomenclaturas que diferenciam e explicam as diversas propostas pedagógicas que encontramos na comunidade escolar: escola bilíngue, escola internacional, internacionalização de currículo, dual diploma, high school, entre outras.
Felizmente, já está no Conselho Nacional de Educação, aguardando homologação, as novas Diretrizes Curriculares Nacionais para a oferta de educação plurilíngue que pretendem normatizar todas essas opções (https://educacaobilingue.com/wp-content/uploads/2020/09/Parecer-CNE_CEB-02_2020.pdf).
De maneira simplificada, segundo esse documento, uma escola Bilíngue é aquela que tem um currículo único e ministrado em duas línguas, com no mínimo 30% e no máximo 50% de seu currículo em uma língua adicional. Esse currículo deve ser ministrado no horário regular das aulas, e essa proposta pedagógica deve ser oferecida para toda a escola. Caso seja oferecido no período extracurricular (contraturno, por exemplo), não mais poderá ser chamado de bilíngue e sim de Escola com carga horária estendida em língua adicional.
Já, a escola com currículo internacional é aquela que segue o currículo e o calendário de seu país de origem, no caso o calendário brasileiro, e pode expedir uma dupla certificação, desde que ofereça aos seus estudantes um currículo duplo, ou seja, o currículo nacional, seguindo a BNCC, e o internacional. E esse será o modelo do Stocco a partir de 2021.
As Escolas Brasileiras com Currículo Internacional devem estabelecer parcerias oficiais com algum outro país de língua estrangeira de onde emanam as suas diretrizes curriculares. Essas parcerias são caracterizadas por um contrato, aprovação da instituição nacional, adoção de materiais e propostas curriculares do outro país, ofertando, portanto, currículos em língua portuguesa e línguas adicionais, não podendo se intitular bilíngue.
Outra denominação são os certificados de High School que podem ser expedidos tanto por escolas internacionais como por escolas brasileiras com currículo internacional, desde que tenham uma parceria com alguma escola internacional.
Independente de como se intitulam, Escolas Bilíngues, Escolas com Carga Horária Estendida em Língua Adicional, Escolas Internacionais ou Escola com Currículo Internacional, como o Stocco, estas devem cumprir a legislação e normas do Brasil.
Neste universo complexo, o Colégio Stocco tornou-se parceiro de Cambridge Assessment International Education e acrescentaremos à nossa matriz curricular regular conteúdos internacionais.
Porque escolhemos Cambridge Assessment International Education?
A Universidade de Cambridge criou a Cambridge Assessment International Education há mais de 150 anos. Como uma organização sem fins lucrativos, a Cambridge dedica seus recursos para programas educacionais de alta qualidade e padrão internacional. Hoje, ela administra exames que são prestados por mais de 8 milhões de candidatos por ano em 160 países. Essas qualificações/certificações são reconhecidas pelas melhores universidades e empregadores do mundo, dando aos estudantes amplas possibilidades para sua educação e carreira.
É importante esclarecer que, no Stocco, não teremos um programa bilíngue, no qual conteúdos da matriz curricular nacional são ministrados em inglês e que normalmente estão relacionados à Cambridge Press e ao uso de material da editora. Também não somos apenas um centro preparatório para os exames de proficiência de Cambridge (exames de linguística como Young Learners, KEY, Preliminary, First), cuja responsabilidade é da Cambridge English. Centro preparatório, já somos há mais de 7 anos!
O Colégio Stocco será uma Cambridge International School e oportunizará a internacionalização de currículo por meio dos certificados e diplomas que são disponibilizados ao longo da Jornada Cambridge (Cambridge Pathway).
Entenda a Proposta da Cambridge Assessment International Education para o Stocco
É sempre importante ficar atento, pois Cambridge Assessment English, Cambridge University Press e Cambridge Assessment International Education são todos braços da Cambridge University, porém são bem diferentes e têm propostas totalmente distintas.
Cambridge Assessment International Education prepara os jovens estudantes para a vida, ajudando-os a desenvolver uma curiosidade inteligente e um desejo contínuo de aprender. A Cambridge Pathway é uma trajetória em direção ao sucesso educacional, universitário e profissional. O Pathway oferece uma ampla variedade de disciplinas curriculares que enriquecem e ampliam o repertório dos estudantes com novas habilidades e ferramentas para constituir o que denominamos um cidadão global.
Os alunos Cambridge podem confiar que as qualificações obtidas são aceitas e valorizadas por diversas instituições de renome no Brasil e no exterior. Todos os anos, milhares de estudantes usam as qualificações de Cambridge para conquistar vagas nas melhores universidades do mundo. Mais de 1.400 universidades reconhecem essas qualificações, incluindo mais de 600 instituições nos EUA, como Harvard e MIT, abrangendo, ainda, todas as instituições da Ivy League e todas as universidades do Reino Unido. Vocês podem descobrir facilmente quais universidades do mundo aceitam as qualificações de Cambridge Assessment International Education em www.cambridgeinternational.org/recognition .
E mais, essa parceria é um presente do Colégio Stocco para seus estudantes, ou seja, todo o programa inserido na matriz curricular não terá custo algum para nossas famílias!
Venha conhecer mais sobre nosso Colégio, nossos diferenciais inovadores e fortes e mais detalhes sobre o Currículo Internacional, marcando uma visita conosco!
Seja muito bem-vindo nessa Jornada que se inicia agora!